segunda-feira, 16 de junho de 2014

Inteligência x amor próprio

Parece que uma coisa não tem absolutamente nada a ver com a outra, mas na verdade quase sempre são antônimas.
Para ter amor próprio basta gostar da pessoa que você é, para ser inteligente basta você ser curioso, ambicioso e sempre querer melhorar sua condição atual de um modo que (por se tratar da inteligência e não da burrice) tenha grandes chances de dar certo.
O problema da inteligência é exatamente a cobrança. A parte 'JUMENTA' desse dom que poucas pessoas usam é não se contentar em ter a mentalidade do 'povão'. Ter uma visão diferente do mundo pode fazer muito mal... 
Você pode ser julgado e criticado por toda sua vida porque seu ponto de vista não é 'padrão'. Mas se não fossem as grandes mentes estudando a todo vapor e pregando o que elas acreditavam, o ser humano ainda seria um mero animal irracional. Não é atoa que a maioria dos gênios ficaram loucos.. o cara se dedica anos, décadas querendo mudar a cabeça do povão sobre coisas mais que óbvias pra ele.. mas ninguém o entende! Ninguém tem a capacidade de entendê-lo na sua época, só depois de muito tempo que vão ter a coragem de admitir que acabaram com a vida de uma pessoa que estava certa.
Uma coisa que eu ouço muito é 'pense menos e faça mais'. Não consigo concordar com isso, fazer O QUÊ? Sair na rua gritando pro mundo inteiro, tentando convencer sozinha que os MEUS IDEAIS estão certo? Capaz.. até Hitler achava que tava certo!
Cada pessoa é um universo. Talvez ela ache um outro universo bem parecido com o dela para compartilhar suas semelhanças, talvez não. Parece que quanto mais parecidos os universos, as diferenças ficam mais gritantes. Se fossem menos semelhantes, de cara ja saberiam suas diferenças, não iria ter uma chance de aproximação muito grande.
Nosso universo entra em colapso quando algo muito grande acontece dentro dele e não tem como explicar de modo simples pros outros. Usamos termos tecnico, nome de estrelas e planetas nossos que o outro universo não faz nem ideia que exista. Pois já que não existe nele, não interessa.
O amor próprio consiste em aceitar que apesar de todos compartilharem estrelas e planetas idênticos, os astros diferentes é que fazem nossa personalidade, que nos dão forma.
Ás vezes fico viajando, pensando em como seria conhecer os maiores gênios da história: seria a mesma coisa.. se eu vivesse no tempo deles, provavelmente também não os entederia e ficaria fazendo ode aos pensadores mais antigos. 
Há de se olhar pro lado antes de olhar pra trás. Ninguém evolui pensando que o antigo que é o certo. Posso não concordar em muita coisa do mundo atual, mas quem sou eu pra julgar? Quem sabe daqui 100..200 anos tudo que eu tenho birra seja considerado extremamente inteligente?
Verdade seja dita, quanto mais ignorantes somos, mais felizes somos também. Não saber de toda desgraça que existe e se preocupar apenas com a própria vida é um privilégio, porém... nada evolui.
Então, é melhor ser uma máquina ou um louco?
Ainda to na dúvida..






quarta-feira, 11 de junho de 2014

Futuro

O futuro é algo tão.. presente! Presente em nosso pensamento. A todo momento planejamos nossas ações e decidimos o que queremos, seja pra daqui uma hora ou um ano. Mas, talvez por uma boa causa, os padrões que enxergamos não são suficientes para prevermos o futuro. Algo totalmente planejado, ainda é algo totalmente incerto. Promessas podem te dar uma luz do que fazer, mas nada será maior que seu instinto. Apesar das mudanças na fisiologia do homem com o avanço da tecnologia, o homem ainda é primitivo! 
Mas o futuro, aquele senhor estranho ali à frente, sempre dá um jeito de nos surpreender, seja de boa ou má forma. Tem hora que ele parece um felino.. chega de mansinho e NHAC. Por mais previsível que fosse o seu ataque, ainda assusta.. como filmes de terror que sabemos que vai aparecer um capetudo por causa da musiquinha, mas mesmo assim tomamos um baita susto.
Eu queria saber como enxergar esses padrões, mas a vida seria muito chata se não houvesse surpresas. Seríamos todos máquinas, planejadas para fazer tudo em seu devido momento sem erro. Máquinas burras, já que é errando que se aprende.
Somos todos um bando de escravos do futuro. Ele faz o que quiser com a gente e ainda dá umas chibatadas quando não queremos aceitar o que ele impõe. Dói, dói muito. E a única alforria é a morte.
O futuro é um filho mal criado. Você quer que ele faça algo, mas ele, na maioria das vezes, desobedece! Faz do avesso! Fico me achando uma mãe impotente, pois pari um futuro muito petulante. 
Mas mesmo com isso tudo, eu ainda amo o futuro. Mesmo com todos esses defeitos eu ainda tenho o controle sobre ele. Ele é inteiramente meu. O foco é o seu melhor amigo e, mesmo com tantas brigas, os dois uma hora se entendem e um faz sentido ao outro.


quarta-feira, 4 de junho de 2014

Só vontade de escrever mesmo..

Olá estranho, tudo bom? Fique aqui se quiser saber sobre meus próximos passados dias e alguns planos pro amanhã..

E aí, eu resolvi desencanar com a vida.. ligar o foda-se, viver o momento sem me preocupar com coisas a longo prazo. Estou me sentindo bem, se isso for de sua curiosidade.
Tenho conseguido me afastar de quem não me faz bem nesse momento. Também tenho me aproximado das pessoas que são à favor disso e querem compartilhar um pouco de besteiras e vaquinha pro álcool, este que ultimamente tem sido bem controlado rs.
Toda tarde entro em conflito comigo mesma. Mas só porque a vontade de fazer algo ainda está fraca, porém incomoda bastante. Eu fico quieta, mas logo fico estressada por estar quieta e perdendo meu tempo. Creio que não fui feita pra render à tarde mesmo.. à noite funciono muito melhor, e de manhã também quando acordo a tempo de ainda ser de manhã.
Dentre as várias 'brunas' que existem em mim, duas estão mais aparentes agora, mas isso não me agrada muito. Uma está dominando agora e ela é basicamente estressada e preguiçosa, sendo que essas 'qualidades' se completam e somam forças. Fico estressada pela preguiça, e preguiçosa pelo stress.. com vontade de dormir até 'passar'.
A outra, é o motivo do stress. Uma pessoa que quer tudo, que faz tudo e que tem certeza absoluta que pode ser perfeita. Ela é estranha, tem seus métodos todos calculados e  sabe exatamente como conseguir o que almeja. Determinada. 
Não sei em qual acreditar, mas acho que a segunda é mais vantajosa já que ela pelo menos faz algo pra conseguir o que quer. Tenho medo que, no meio de tanta vontade e otimismo, eu fique mal por não atingir meus objetivos. 
Não dá pra explicar essa troca. 
Pior de tudo é quando o ânimo está a mil por hora e chega a preguiça... puta merda mesmo. Stress, stress
Por quê? Por que essa desgraça tem que existir pra fazer tudo ficar chato!
Por que sinto um aperto na garganta quando quero fazer algo e não consigo me mover?
Do que eu preciso pra conseguir ânimo e felicidade no meu dia-a-dia?
Se eu soubesse, não estaria aqui escrevendo esse texto sem o menor sentido..
Estaria correndo atrás dos meus sonhos..